“Domingo de sol, adivinha pra onde nós vamos.... prá cozinha!
Buenas
Como é de praxe, domingo é o dia da minha terapia ocupacional que consiste em passar horas, com extrema paciência, cozinhando. E, hoje, não foi diferente.
A receita que vou postar já é um clássico da cozinha daqui de casa. É uma adaptação que fiz de um livro do Jamie Oliver a começar pelo título.
O título original é Estrogonofe de Frango e Alho-poró, porém ao fazê-la pela primeira vez não senti o sabor do tradicional estrogonofe, assim, demos o nome carinhoso de “Creme de Frango”.
Vamos à cozinha?
Essa é uma receita para duas pessoas (para variar) e os ingredientes são:
- Sal, azeite, manteiga e pimenta-do-reino;
- 01 alho-poró
- Um punhado de cogumelos, à vontade;
- Dois peitos de frango (temperados com sal e pimenta)
- 01 taça de vinho branco (usei Sauvignon Blanc)
- Um punhado de salsa fresca
- 285 ml de creme de leite
- 01 limão-siciliano (detalhe: esse é o élan do prato)
Modo de Fazer:
Pique o alho-poró, fatie os cogumelos, fatie os peitos de frango em cubos. Coloque uma frigideira sobre o fogo alto, adicione o azeite a gosto e uma colher de sobremesa de manteiga.
Acrescente o alho-poró, sal, o vinho branco, uma taça pequena de água, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por cinco minutos. Atenção: deve-se cobrir com papel alumínio para que os ingredientes apurem.
Enquanto isso pique a salsa. Tire o papel alumínio e coloque o frango. Deixe cozinhar por mais 10 minutos (essa é uma das alterações da receita, para que o frango não fique tão branco e cozinhe bem). Acrescente a salsa, o creme de leite e os cogumelos. Deixe ferver de novo, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos, antes de servir acrescente o suco de meio limão-siciliano (não deixem de acrescentar o limão-siciliano, pois ele é quem faz toda a diferença na receita). Veja se o tempero está a gosto e para acompanhar sirva com arroz branco ou integral. Hoje, fiz a versão light com arroz integral.
Escolha um bom vinho, uma boa música, uma ótima companhia e bon apetit.
Observação: nada como uma boa siesta após o almoço, já que estou gripado.
domingo, 23 de maio de 2010
Domingo na cozinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário