BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 23 de maio de 2010

Domingo na cozinha

“Domingo de sol, adivinha pra onde nós vamos.... prá cozinha!

Buenas

Como é de praxe, domingo é o dia da minha terapia ocupacional que consiste em passar horas, com extrema paciência, cozinhando. E, hoje, não foi diferente.

A receita que vou postar já é um clássico da cozinha daqui de casa. É uma adaptação que fiz de um livro do Jamie Oliver a começar pelo título.

O título original é Estrogonofe de Frango e Alho-poró, porém ao fazê-la pela primeira vez não senti o sabor do tradicional estrogonofe, assim, demos o nome carinhoso de “Creme de Frango”.

Vamos à cozinha?

Essa é uma receita para duas pessoas (para variar) e os ingredientes são:

- Sal, azeite, manteiga e pimenta-do-reino;

- 01 alho-poró

- Um punhado de cogumelos, à vontade;

- Dois peitos de frango (temperados com sal e pimenta)

- 01 taça de vinho branco (usei Sauvignon Blanc)

- Um punhado de salsa fresca

- 285 ml de creme de leite

- 01 limão-siciliano (detalhe: esse é o élan do prato)

Modo de Fazer:

Pique o alho-poró, fatie os cogumelos, fatie os peitos de frango em cubos. Coloque uma frigideira sobre o fogo alto, adicione o azeite a gosto e uma colher de sobremesa de manteiga.
Acrescente o alho-poró, sal, o vinho branco, uma taça pequena de água, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver por cinco minutos. Atenção: deve-se cobrir com papel alumínio para que os ingredientes apurem.
Enquanto isso pique a salsa. Tire o papel alumínio e coloque o frango. Deixe cozinhar por mais 10 minutos (essa é uma das alterações da receita, para que o frango não fique tão branco e cozinhe bem). Acrescente a salsa, o creme de leite e os cogumelos. Deixe ferver de novo, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos, antes de servir acrescente o suco de meio limão-siciliano (não deixem de acrescentar o limão-siciliano, pois ele é quem faz toda a diferença na receita). Veja se o tempero está a gosto e para acompanhar sirva com arroz branco ou integral. Hoje, fiz a versão light com arroz integral.

Escolha um bom vinho, uma boa música, uma ótima companhia e bon apetit.

Observação: nada como uma boa siesta após o almoço, já que estou gripado.





0 comentários: